terça-feira, 27 de maio de 2014

VOTO "OBRIGATÓRIO" - NUMA DEMOCRACIA TEMOS NÃO SÓ DIREITOS, MAS TAMBÉM DEVERES:

Continuando nas polêmicas criadas sempre em épocas de eleições, exporemos neste artigo o motivo do voto em nosso país ser obrigatório. A grita dos insatisfeitos com esta obrigatoriedade tem como argumento principal que, num país democrático o cidadão deveria ter o direito de optar em votar ou não, por isso pleiteiam que o sufrágio devesse ser facultativo.
Porém, neste, como em inúmeros outros casos, as pessoas confundem a liberdade que possuem num sistema democrático de direito com a libertinagem vigente num sistema anarquista. Senão, vejamos. Diferentemente deste, numa democracia, além do poder emanar do povo, aos seus indivíduos são garantidos direitos básicos de uma sociedade livre, como o da livre expressão do pensamento, das opções religiosas e políticas, de ir e vir, dentre as demais. Contudo, nossa Constituição Federal impõe-lhes também deveres a serem respeitados. Dentre estes, existe o dever do voto nas eleições federal, estaduais e municipais. Em suma, antagonicamente do que muitos imaginam, nós não temos só direitos, temos também deveres que devemos obedecer. Aliás, este sentido de obrigatoriedade é um tanto complexo, pois, após mais de vinte anos de lutas, nosso povo conseguiu o direito de eleger pelo voto direto, de igual valor a todos, quem irá exercer a soberania do nosso país emanada pelo próprio povo. Portanto, na nossa ótica, este é um direito (eleger os nossos representantes) e não um dever. Afinal, serão os eleitos que irão legislar e executar as leis que nos afetará diretamente em nosso cotidiano, nada mais justo desta forma, que o povo tenha o direito de escolher a quem caberá tais responsabilidades.

Para maiores esclarecimentos e informações sobre este e outros assuntos, acessem o site www.britoebritoadv.com.br, e, no canal do chat tire as suas dúvidas. Se preferir, nos envie através do canal "contato".

Visitem e curtam também a nossa fanpage no facebook: https://www.facebook.com/brito.alves.73

Siga-nos, também, no twitter: https://twitter.com/britoebritoadv

Nenhum comentário:

Postar um comentário