sexta-feira, 12 de julho de 2013

GUARDA DE MENOR AOS AVÓS. UM ATO DE AMOR E CARINHO.

Vimos noticiado no dia de hoje uma alarmante pesquisa: SÓ NO PRIMEIRO TRIMESTRE DESTE ANO, 3.000 MENORES FORAM DETIDOS NO RIO DE JANEIRO ENVOLVIDOS COM OS MAIS VARIADOS DELITOS, INCLUSIVE TRÁFICO DE DROGAS.

É uma estatística estarrecedora e extremamente triste. Este quadro é o espelho de como os menores hoje em dia são desprovidos dos mais básicos ensinamentos necessários para que se tornem cidadãos responsáveis com as obrigações oriundas de uma vida em sociedade.

Lógico que esta não é a única consequência que o despreparo dos pais acarreta para o futuro de um filho. O resultado disso tem direta influência em todos os segmentos da vida adulta (quando esses menores conseguem lá chegar) daqueles que necessitam, quando criança, de um norte a ser seguido, a fim de que possam construir um futuro lastreado em todos os ensinamentos que teve passado por seus genitores.

A inobservância às obrigações legais, apesar de suas consequências desastrosas, configuram-se tão somente numa gota d'água na imensidão do oceano da vida.

Tão importante quanto o respeito ao Ordenamento Legislativo, é a conduta harmoniosa com a Ética e a Moral. O afastamento destes princípios, apesar de, em alguns casos, não consubstanciar-se numa ilegalidade, conduz o caráter do indivíduo ao mergulho no lamaçal da vergonha humana.

Porém, a consequência mais importante, principalmente para a sociedade na qual convive este indivíduo, é a continuidade da omissão da criação que fora submetido na infância, para a família que irá formar, transformando-se, assim, num ciclo vicioso o nascimento de crianças desprovidas dos mencionados e básicos ensinamentos necessários para a formação de seu caráter, e, por extensão, para seu crescimento como um cidadão consciente de seus deveres.

Este despreparo dos pais, em grande parte, pode ser atribuído ao aumento progressivo da gravidez precoce. É cada vez mais comum observarmos que jovens e até crianças estão fazendo e gerando filhos em idades sem qualquer preparo psicológico e financeiro para poder educar sua prole.

Apesar do imenso acesso à informação, estes jovens e crianças não tomam o devido cuidado na hora de satisfazerem seu apetite sexual.

Aliás, indo mais longe neste problema, podemos afirmar que a própria banalização do sexo corresponde, também, num fator preponderante para os problemas objeto deste artigo. Com a desculpa dos tempos modernos, passaram a tratar este tema (sexo) sem a mínima e devida importância que o mesmo possui. Observamos a cada dia, acharem normal a iniciação sexual mais cedo, e com isso, vemos as consequências deste ato aumentarem de forma assustadora.

Contudo, ainda que se vejam numa situação preocupante como a apontada, ou seja, a gravidez precoce e indesejada, ainda assim, existem mecanismos para evitar que esta criança que virá ao mundo, não tenha o dissabor de ser criada por pessoas que não possuem qualquer preocupação com o seu futuro.

Estamos falando do Instituto Jurídico da Guarda de Menor aos Avós.

A Guarda de Menor é um Instituto que pode ser transferido para terceiros quando se vislumbra que a criança ou o adolescente está desprotegido de forma material, moral ou educacional por seus pais.

Desta forma, tendo os pais da criança plena consciência de que não poderão (por algum motivo) provê-la com a melhor educação, a melhor solução a ser tomada, é claro, quando existe esta possibilidade, é concordar que a mesma seja criada por um parente (normalmente, avós) que possam suprir todas estas necessidades.

Isto não significa abandono, muito pelo contrário, evidencia um sublime ato de amor e carinho
 Para maiores informações e esclarecimentos sobre este e outros temas, acessem o site www.britoebritoadv.com.br, e, no canal do chat, tire suas dúvidas.

Visitem e curtam também a nossa fanpage no facebook:https://www.facebook.com/brito.alves.73

Siga-nos também no twitter: https://twitter.com/britoebritoadv

Nenhum comentário:

Postar um comentário