sexta-feira, 7 de junho de 2013

APOSENTADO PODERÁ ABATER NO IR VALORES GASTOS COM MEDICAMENTOS. PODERÃO, TAMBÉM, APROVEITAR ESTE DESCONTO, PROFISSIONAIS E ESTUDANTES, PARA COMPRA DE LIVROS TÉCNICOS E DIDÁTICOS.

Segundo o site "O Dia Online" de 05/06/2013, foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, um projeto do Senador Paulo Paim (PT-RS) que permite que Aposentados que usam medicamentos possam abater esses gastos na Declaração do Imposto de Renda. Além dessa dedução, outra proposta também aprovada, assegura este desconto na compra de livros técnicos e didáticos à estudantes e professores.

Atualmente o desconto do IR para medicamentos é permitido somente quando são usados em ambientes hospitalares, e, não antes ou depois da internação.

Este benefício, ou seja, abatimento no IR para compra de medicamentos feita por idosos, vale para quem ganha até seis salários mínimos (hoje, aproximadamente R$ 4.068,00). Ela prevê abatimento na Declaração de IR para remédios de uso próprio e de seus dependentes.

Para tanto, basta o idoso apresentar o comprovante de que está tomando o remédio, através de receita médica e nota fiscal.

Já no que tange ao projeto que permite a dedução do que foi gasto com livros técnicos por profissionais e didáticos, estendido aos seus dependentes, o desconto deverá observar o limite previsto pela Receita para despesas com Educação, onde, hoje, encontra-se em R$ 3.230,00.

Em razão de terem sido autorizados em caráter terminativo, os projetos irão direto à análise da Câmara. Porém, se houver recurso, as propostas serão apreciadas pelo Plenário do Senado.

Para maiores informações e esclarecimentos sobre este e outros assuntos, acessem o site www.britoebritoadv.com.bt, e, no canal do chat, tires suas dúvidas.

Visitem e curtam também a nossa fanpage no facebook: http://www.facebook.com/brito.alves.73

Nenhum comentário:

Postar um comentário