quinta-feira, 11 de abril de 2013

NOTA DE REPÚDIO

Hoje, excepcionalmente, não postaremos esclarecimentos, dicas ou curiosidades da área jurídica. Hoje estamos tomados pelo danoso sentimento de revolta diante do que estamos lendo nos noticiários a respeito da IRRESPONSÁVEL campanha pela descriminalização das drogas, tendo como seu principal e entusiasta líder nosso ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

Sendo sociólogo por formação, o ex-presidente imagina que o viciado não deve ser punido pelas Normas Legislativas Penais, mas sim, auxiliado por um tratamento médico para curar-se de seu calvário entorpecente.

Excluindo-se qualquer dogma político, entendemos, com todo o respeito que o ex-presidente é merecedor, que sua posição é completamente ABSURDA, INACEITÁVEL e, o que é o pior e preocupante, INSENTIVADORA.

ABSURDA porque beira o delírio levantar esta bandeira, justamente no momento em que vivemos uma das piores crises de entorpecentes da história com a invasão desta droga maldita denominada crack. Se, sendo considerado crime o consumo de entorpecentes, vemos a cada dia aumentar o número de usuários de drogas, principalmente do crack (o que, para muitos especialistas, já se trata de uma verdadeira epidemia), imaginem se retirarem de nosso Código Penal a tipicidade do uso da droga? Ou seja, se prevalecer esta inconcebível ideia de descriminalização do uso de entorpecentes.

INACEITÁVEL porque numa sociedade que se busca incessantemente pelo crescimento educacional e cultural de seus integrantes (o povo), não pode, em hipótese alguma, compactuar com esta campanha encabeçada pelo nosso ex-presidente, pois, contraria totalmente seus princípios.

Ora, como poderemos ensinar as nossas crianças que o uso de entorpecentes é nocivo para os mesmos e para àqueles que estão ao seu redor (principalmente sua família), se esta prática deixar de ser crime, para ser, tão somente, tratada como um problema de saúde pública? O que passaria na cabeça de uma criança a respeito deste assunto? Certamente que, em sendo um problema de saúde, existe tratamento médico para tanto, quem sabe, tomando um simples remédio estará curada e "pronta para outra". É ou não é tipico da imaginação de uma criança?

Por outro lado, sabendo, esta criança, que o uso de entorpecentes se caracteriza como crime, a história muda de figura. Pelo ao menos, pelo medo de ser presa, a criança pensará duas vezes ao entrar neste submundo das drogas.

É INSENTIVADORA porque não haverá mais qualquer limite legal que impeça um jovem ou uma criança, ou até um adulto, envolver-se com substâncias entorpecentes, pois, crime não existirá para punir sua conduta.

Nosso Escritório não pretende transformar esta sua Nota de Repúdio em campanha pública contra "A" ou "B". O que desejamos é que se ponha um freio em mais esta tentativa de tornar em libertinagem o que demoramos muito tempo para conseguir, ou seja, nossa liberdade.

www.britoebritoadv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário